quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santo Antonio, o santo casamenteiro



 No mês de Junho comemoramos o dia do santo mais popular de nossa cultura: o Santo Antonio, conhecido pelas mulheres e -  por que não? - pelos homens que desejam encontrar sua alma gêmea.

No dia 13 de junho, o santo casamenteiro é homenageado pelos devotos e fiéis com festa e orações, além, é claro, de pedidos e cumprimento de promessas. Mas você sabe como se iniciou essa tradição?

Santo Antonio nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Frade franciscano, contemporâneo de São Francisco de Assis, foi ordenado sacerdote em 1220. Percorreu a Europa combatendo os erros doutrinários de sua época. Em 1229, partiu para Pádua, para o convento de Arcella. Morreu em 13 de junho de 1231, aos 36 anos.
A cultura de considerar Santo Antonio um santo casamenteiro ficou a cargo de duas moças. Diz a lenda que estas meninas não tinham dinheiro para o dote de casamento e, portanto, não conseguiriam arranjar marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a encontrarem marido.
A partir deste dia, Santo Antonio se tornou o protetor das moçoilas casadoiras e de todos aqueles que desejam encontrar o grande amor.

Fique por dentro: A antiga tradição se jogar o buquet da noiva após o casamento, agora recebe uma novidade. Ao invés do tradicional buquet de flores, as noivas estão jogando a imagem de Santo Antonio, feita de tecido ou feltro - para não quebrar, é claro.

E para quem ainda não garantiu sua alma gêmea, hoje é o dia de tentar e fazer pedidos para o santo. Separamos algumas imagens do "Tio Tonho" , para que vocês façam sua promessas.



Vários iténs de decoração para que você esteja sempre protegida



 Para agradecer ao santo, que tal um bouquet de minis santo antoninhos de feltro?


 Imagem decorado do Santo Antonio, muito linda. Ótimo para decorar sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário