domingo, 22 de julho de 2012

Na contramão da ditadura fashion

Gordinha sim, mas muito fashion!


Diariamente nós que curtimos moda, folhamos revistas e visitamos blogs que falam de moda. Além disso, eu particularmente, adoro dar umas olhadas nas vitrines de shoppings e lojas no centro de Porto Alegre - cidade onde eu moro. Mas durante algum tempo de miha vida gostar de moda foi quase que impossível pelo tamanho das roupas e as poucas opções que tinha no mercado para pessoas com um pouco mais de quilos. Hoje eu emagreci e possuo um manequim acessível e justamente agora que as gordinhas alcançaram seu patamar na moda e estão fazendo maior sucesso com as modelos plus size. E tem mais, alguns blogs já destinam seu espaço para falar somente de roupas super estilosas para quem tem o manequim acima de 46. Vamos ver?

Há dois anos a analista de comércio exterior Camila Cura resolveu criar o Fofashions. “A gente tenta ajudar com dicas para que a pessoa se valorize mais e encontre o amor próprio. Teve leitora que escreveu dizendo que ajudei a salvar casamento por conta disso”, aponta. A carioca gosta de uma moda moderna e prática para o dia-a-dia e em seu blog conta, inclusive, sobre seus achados em lojas de departamento.
Muitas brasileiras também buscam informações em blogs de moda plus size do exterior, já que hoje existe a possibilidade de comprar roupas online. Blogueiras como a norte-americana Gabi Fresh e a francesa Sakina vêm fazendo bastante sucesso com seus looks, que servem de fonte de inspiração para quem quer fugir do básico e precisa de uma ajudinha para inovar na hora de fazer as combinações.
Se você acha que seu estilo pode melhorar ou tem dúvida de como usar determinado acessório com uma roupa, visitar blogs de moda pode ser uma ótima ideia para dar uma repaginada no visual. Aí vão alguns para servir como fonte de inspiração!


Vai lá: Fat Shopaholic
The Curvy Girl’s Guide to Style
Anomalous Allure
The Curvy Blogger
Saks in the City
Gabi Fresh
Jay Miranda
Fatshion ChicLe Blog de Big Beauty


Uma outra vertente são as histórias de empresárias que começaram a observar neste nicho - roupas fashion com manequim a partir de 46 - numa grande opção de mercado.

Cansada de nunca encontrar estampas e roupas mais modernas, a designer gráfica e blogueira Thatiany Garcia resolveu apostar na experiência de mais de 30 anos de sua mãe, a costureira Marina Garcia, para criar a Bem Ditta – marca focada no público plus size lançada virtualmente em março deste ano. “Há muitas mulheres abaixo dos 25 anos usando manequim acima de 50.

Pensando também nesse nicho de mercado que as gaúchas Thayná Candido e Rosangela Candido resolveram ampliar as numerações da Chica Bolacha há dois anos. A marca vem se tornando uma das preferidas por jovens gordinhas que procuram roupas que saiam do óbvio. “A maior parte das marcas prefere fazer o que parece mais seguro; nós decidimos arriscar, seguindo a contramão. Achamos muito injusto que meninas legais e estilosas não pudessem consumir uma moda mais atual por falta de numeração, por isso passamos a produzir nossa mesma coleção também em versão plus size”, conta. A demanda foi tão grande e fez tanto sucesso que hoje a marca é toda voltada para o segmento, vestindo do 46 ao 54.
Para todas essas mulheres, a queixa é a mesma: falta criatividade e padronização de modelagem na moda nacional. Hoje o mercado está um pouco mais atento ao segmento, mas o Brasil ainda não oferece muitas opções para quem faz o estilo “mignon” como Vívian. Países como os Estados Unidos e diversos outros do continente europeu já oferecem uma linha “petite” para mulheres miúdas.
Às consumidoras basta esperar que em breve as marcas ofereçam mais novidades em linhas especiais ou, então, que peças de algumas coleções sejam produzidas em numerações do PP ao GG para atender a todas as mulheres.


Chica Bolacha ilovemytee.tanlup.com



As roupas mostradas aqui no post são da coleção Chica Bolacha. Para encontrar as peças é só acessar o site http://ilovemytee.tanlup.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário