sábado, 28 de julho de 2012

O perfccionismo de Balenciaga

Mais um post da série "ismos para entender a moda", que irá falar do perfeccionismo do mestre da moda, Cristóbal Balenciaga. Conhecem?

Balenciaga, hoje, é uma das marcas mais famosas do establishment da moda. Coco Chanel já dizia que somente Balenciaga é um verdadeiro costureiro, Somente ele seria capaz de cortar bem um tecido, montá-lo e costurá-lo. 

Construtor de um império da moda, Balenciaga ficou conhecido por criar peças de alto costura, todas cunhadas no estilo clássico e sólidaz. 

Um dos adeptos do New Look - Criado por Dior - Balenciaga construía peças de roupas onde a silhueta da mulher era valorizada, tornando-se um dos mais representativos designers de moda do século XX
 

Responsável por criar peças que acompanham o guarda-roupa feminino até hoje como o Beby Doll,  o vestido túnica e o vestido saco. 

Em seu estilo podemos perceber o uso de linhas depuradas, novas formas, precisão do corte e o virtuosismo das técnicas de costura. 

Desde 2011, Balenciaga faz parte do grupo Gucci, tendo a frente das criações,  o diretor Criativo, Ghesquière, responsável por criar coleções icônicas temporada após temporada, que muitas vezes fazem tributo ao arquivo pioneiro de Cristóbal e empregam algumas das suas técnicas de costura, mas que impetuosamente trazem este design ao século XXI. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário