quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os "Ismos" para entender a moda - parte 1

Tudo que vira tendência leva, hoje, o sufixo de "ismo".  Segundo o Dicionário Houaiss, na Medicina, "Ismos" significa intoxicação. Na moda não poderia ser diferente. Tudo que vem com força e logo se torna febre, não deixa de ser uma intoxicação. Uma avalanche de elementos.

Numa determinada fase da história da moda, o cubismo, o futurismo, o dadaísmo, etc... movimentos da arte acabaram por influenciar criações na moda. Hoje, os ismos que estão na última moda são o caveirismo, o corujismo, o pulseirismo, o militarismo, o florismo,  o listrismo,  o mendiguismo,  o safarismo…


Separamos alguns dos "ismos" para vocês conhecerem.


Caveiras do bem: vocês sabem como apareceu este estilo? Alguns acreditam que a moda pegou mesmo graças ao estilista Alexandre Herchcovitch que adotou as caveiras como a principal estampa para a sua marca. Lembram do desfile masculino do estilista na edição de inverno 2010 da SPFW, onde as caveiras apareciam no make que os modelos usavam. O sucesso foi tão grande que até criou-se um nome que define este estilo: O Caveirismo. Vejam alguns looks: 



Amada coruja: Uma das maiores inspirações de moda atualmente é o corujismo. Esse foi o nome dado à febre de corujas que se espalhou pelo mundo fashion. A coruja é conhecida como símbolo da Sabedoria. Por influência da mitologia grega, tanto que Atena, deusa da guerra e da sabedoria, tinha uma coruja como mascote. Luxo!


Mendiguismo fashion: Uma vez assistindo uma palestra sobre fotografia de moda, o palestrante falou de sua experiencia em fazer um editorial baseado no estilo dos mendigos. Falou, inclusive, que admirava as sobreposições de peças rasgadas que estas pessoas fazem uso. Não pensei que isso viraria tendência, mas não é de hoje que este estilo vem transformando as cabeças e vestindo os corpos de muitos no ambiente urbano. Um exemplo de que esta moda pegou mesmo, foi o .  editorial da AntidoteMagazine. ntitulado “Lost in Translation”, as fotos mostram a modelo Magdalena Frackowiak como uma “homeless chic” e, sei lá, achei meio pesada essa “glamurização” da mendigagem e da miséria. 






Gostaram? então aguardem o novo post da série "ismos" na moda


Nenhum comentário:

Postar um comentário